>

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Se liga ai...

 http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ&feature=player_detailpage
REDE GLOBO DE COMUNICAÇÕES: Os episódios aqui, apresentados neste link do  vídeo "Muito Além do Cidadão Kane”
Representa apenas algumas das incontáveis ocasiões em que a Rede Globo e seu proprietário, Roberto Marinho, empregaram o poder de que dispõem para manipular consciências em benefícios das classes dominantes. Apesar de sua evidência indismentível e de sua clareza meridiana, pouco se fala a respeito, e as conseqüências para os manipuladores foram insignificantes. O próprio vídeo em questão é quase clandestino, tão pouco é conhecido. A intenção deste trabalho foi demonstrar que nós, cientistas sociais, não podemos nos reduzir à clausura da academia, à torre de marfim do conhecimento "isento" ou "neutro". Podemos e devemos levar nosso instrumental teórico ao confronto com a prática social, denunciando a manipulação da informação pelas classes dominantes. O referencial teórico construído por Thompson dá uma excelente demonstração de como isso pode ser feito, pois rejeita a pretensa "neutralidade" e permite tocar fundo no nervo exposto dos processos sociais capitalistas: a manipulação ideológica que mantém a dominação da maioria. Tal foi o modesto objetivo deste trabalho, qual seja, jogar um pouco mais de luz sobre os processos ocultos que dão substância e essa manipulação ideológica.
Os autores desejam salientar ainda, aliás, como também faz Thompson, que os comentários e as tipificações encontradas para as formas simbólicas analisadas são apenas uma referência, ainda incompleta e certamente inconclusa, da enorme gama de possibilidades de análise de fatos sociais como os aqui discutidos. Obviamente os modos de ação da ideologia são por demais complexos para serem esgotados em tão pouco espaço. Muitas outras conclusões e ensinamentos podem ser retirados das circunstâncias em tela, sendo nosso trabalho apenas um incentivo à discussão e ao debate sobre as desigualdades sociais e as formas como são apresentadas a um público cuja capacidade de perceber criticamente é ainda, no mínimo, uma incógnita.
Parece existir, por trás da ideologia da Rede Globo, a do próprio Sr. Marinho em defesa de seus próprios interesses. Hoje o sistema dominante é de direita e ele o serve, amanhã poderá ser de esquerda e ele o servirá. O cerne dessas “adaptabilidades", é a garantia da manutenção de seus interesses individualistas. Pós-modernidade, esta parecendo existir uma fragmentação da identidade do ser humano, sendo esta substituída pela capacidade de poder.

Pessoal! Essa uma pastagem de uns artigos que andei pesquisando sobre a rede globo. Que é a pura realidade que estamos submetidos a essa manipulação. Abraços e Boa Luta...  

Nenhum comentário:

Postar um comentário